sábado, 31 de julho de 2010

Mensagem do Arcebispo do José Antonio para o Mês Vocacional 2010

O mês de agosto, todos os anos nos recorda, como mês temático, a realidade das Vocações. Todos somos vocacionados, isto é, chamados por Deus.
Quando falamos de vocações, a primeira impressão que temos é de estamos falando dos sacerdotes, os padres e os bispos; ou ampliando um pouco mais, estamos nos referindo aos consagrados, religiosos, religiosas, missionários e missionárias. Mas, realmente quando se fala de vocação se refere ao chamado de Deus a toda pessoa humana: a primeira e fundamental vocação à vida. E nela o Senhor propõe a graça da fé, a participação da vida divina em seu Filho Jesus Cristo pelo dom do Espírito Santo. Esta é a vocação à santidade, a vocação cristã.
E assim recordava o Papa João Paulo II: "Na Carta apostólica Novo millennio ineunte eu convidei a fazer 'a programação pastoral no signo da santidade' para “exprimir a convicção de que, se o Batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus através da inserção em Cristo e da in-habitação de seu Espírito, seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, vivida sob a bandeira de uma ética minimalista e de uma religiosidade superficial... E' hora de repropor a todos, com convicção, esta «medida alta» da vida cristã ordinária: toda a vida da comunidade eclesial e das famílias cristãs deve se orientar nessa direção (NMI 31)".
E o Papa Bento XVI na Audiência Geral de 23 de novembro de 2005: “2. Deus "escolheu-nos em Cristo" (Ef 1, 4): é a nossa vocação à santidade e à filiação adotiva e, por conseguinte, à fraternidade com Cristo. Este dom, que transforma radicalmente o nosso estado de criaturas, é-nos oferecido "por meio de Jesus Cristo" (v. 5), uma obra que entra no grande projeto salvífico divino, naquela amorosa "benevolência da vontade" (v. 5) do Pai que o Apóstolo com emoção está a completar.”
Dever primário da Igreja é dar acompanhamento aos cristãos pelos caminhos da santidade, afim de que, iluminados pela inteligência da fé, aprendam a conhecer e a contemplar o Rosto de Cristo e a redescobrir nele a própria identidade autêntica e a missão que o Senhor confia a cada um. Dessa forma, eles são “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo como pedra angular o mesmo Cristo Jesus. Nele, toda construção se ergue harmoniosamente para ser um templo santo no Senhor” (Ef 2-20-21).
Todos somos chamados – vocacionados à santidade. Sem este alicerce nada se pode construir, nenhuma outra específica vocação, estado de vida ou profissão. Será como querer construir uma casa sem alicerces; será ela destinada à ruína. Assim o próprio Jesus chamou a atenção de seus ouvintes quando falou da casa construída sobre a areia ou sobre a rocha (cf. Mt. 7, 21-27).
Toda vocação na Igreja está a serviço da santidade; todavia algumas, como a vocação ao ministério ordenado (dos sacerdotes) e a vida consagrada, o fazem de modo todo singular.
“A condição do discípulo brota de Jesus Cristo como de sua fonte, pela fé e pelo batismo, e cresce na Igreja, comunidade onde todos os seus membros adquirem igual dignidade, participam de diversos ministérios e carismas. Desse modo, realiza-se na Igreja a forma própria e específica de viver a santidade batismal a serviço do Reino de Deus.” (D Ap 84)
Sem a vivência da vocação à santidade nenhum estado de vida tem verdadeiro sentido e consistência. Tudo se torna aparência vazia.
Se a Vocação à santidade é para todos, também é dever de todos, na Igreja, a promoção das mesmas vocações, especialmente para o Sacerdócio e a Vida Consagrada.
Retomamos também neste mês das Vocações a Pastoral Vocacional em nossa Arquidiocese. Ela deverá estar presente em todas as Paróquias e Comunidades, com uma Equipe Paroquial de Pastoral Vocacional.
Seu primeiro trabalho será de, sob a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral Vocacional, promover um clima permanente de oração pelas vocações em toda a Igreja Arquidiocesana. Foi o próprio Jesus quem deu esta ordem: "A messe é grande e os operários são poucos; pedi ao Senhor da messe que envie operários para a Sua messe." (Mt. 9, 37-38)
Além disto, a Pastoral Vocacional fará o acompanhamento daqueles que se apresentarem como vocacionados e os encaminhará para um discernimento da sua vocação e amadurecimento da mesma, junto aos Seminários e Congregações Religiosas.
Por fim será também ação das Equipes Paroquiais de Pastoral Vocacional a promoção junto às comunidades do apoio econômico para a Formação dos candidatos ao Sacerdócio em nossos Seminários.
A Pastoral Vocacional será uma ação conjunta e bem coordenada em toda a Arquidiocese. Nenhum sacerdote no ministério pastoral, nenhuma comunidade eclesial de nossa Arquidiocese, poderá se eximir da responsabilidade de aderir com pleno coração e disposição à promoção dos futuros pastores de nossa Igreja – nosso dever conjunto. Operários para a messe e pastores para o rebanho.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Carta Circular de Dom José Antonio, sobre a Caminhada com Maria 2010.

Fortaleza, 3 de julho de 2010.
Carta Circular 009/2010:
Caminhada com Maria – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora


Caríssimos Irmãos,
Alegria e Paz no Senhor!


Na Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza,
estaremos realizando pela oitava vez a Caminhada com Maria.
A própria história da evangelização no Ceará está marcada por esta presença de
Nossa Senhora: desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como Padroeira da Cidade de Fortaleza, na Catedral Metropolitana. Esta celebração marca o reconhecimento das origens cristãs católicas de nossa cidade.

Em continuidade e sintonia com o tema do XVI Congresso Eucarístico Nacional
realizado em Brasília em maio passado, teremos como tema desta Caminhada: “Caminhando
com Maria: Fica conosco, Senhor!”
No dia 15 de agosto, domingo,Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a partir do Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção,com início às 15:00 hs,
até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, pela Avenida Leste-Oeste.

Convocamos todos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades
das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas,das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e seguimento de seus passos com Maria.

Para que o maior número de fiéis possa participar, nas paróquias e áreas pastorais
metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas nas Primeiras Vésperas no dia 14 e na parte da manhã do dia 15, conforme as rubricas litúrgicas abaixo, ficando reservada a tarde e noite do dia 15 para esta grande manifestação comum de nossa Igreja Arquidiocesana.

Lembramos a todos as diretrizes litúrgicas para esta celebração, conforme as
encontramos no Diretório da Liturgia para o Brasil – da CNBB:

Em Fortaleza: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira municipal.


14 Sábado.
Br. Missa vespertina da Vigília da Assunção de Nossa Senhora: Gl, Cr, Pf próprio.

Leituras prs:
1Cr 15, 3-4.15-16; 16, 1-2
Sl 131 (132), 6-7. 9-10. 13-14 (R/. 8)
1Cor 15, 54-57
Lc 11, 27-28 (“Felizes os que ouvem a palavra de Deus”)


15 + Br. 20º Domingo TC. ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade.
Ofício solene próprio.
Missa pr: Gl, Cr, Pf próprio.

Leituras prs:
Ap 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab
Sl 44 (45), 10bc. 11 e 12ab e 16 (R/. 10b)
1Cor 15, 20-27a
Lc 1, 39-56 (Cântico de Maria)


Pedimos a todos os sacerdotes participem vestidos de túnicas e estolas brancas para marcarem assim sua presença de pastores na caminhada com o Povo de Deus.

Pedimos também divulguem o melhor possível este evento entre os fiéis, mobilizando
as comunidades à participação.

Nosso braço fraterno, orações e bênção.
Em Jesus e Maria,








OBSERVAÇÃO: Outras informações serão divulgadas pela Comissão Coordenadora do
evento: Afonso Ibiapina 3231 6244 / 3227 6933 / 9909 9243

46ª Festa da Paróquia Imaculado Coração de Maria - Henrique Jorge




A Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, realizará de 28 de julho a 7 de agosto a festa de sua padroeira tendo como tema “Maria guardava a Palavra no seu Coração”. (Lc. 2,19)

No dia 28 de julho, abrindo o novenário, haverá a Procissão da Bandeira e o acolhimento das imagens peregrinas, vindas das comunidades. A programação religiosa diária constará de Novena e Bênção do Santíssimo, às 18h30min, e Celebração Eucarística, às 19 horas. Cada noite terá um tema para meditação. A presidência da celebração será do pároco ou de um padre convidado e animação será feita pelos diversos grupos e pastorais da paróquia.

Presidentes das celebrações e temas da pregação:

Dia 29 de julho: Pe. Guedes - Maria, Mãe que trouxe a Ressurreição e a Vida.

Dia 30 de julho: Pe. Eudazio, pároco de Horizonte - Maria, Mãe dos aflitos na dor.

Dia 31 de julho: Pe. Mauricio, pároco de Ocara - Maria, Mãe precursora da escuta e fiel à Palavra.

Dia 1 de agosto: Pe. Guedes, pároco - Maria, Mãe que ampara os anunciadores do Reino.

Dia 2 de julho: Pe. Bruno, vigário paroquial de Beberibe - Maria, Mãe que ampara no desalento.

Dia 3 de agosto: Pe. João Batista, da Paróquia N. Sra. Aparecida - Maria, Mãe da providência e da compaixão.

Dia 4 de agosto: Pe. Ivan, pároco de Fátima - Maria, modelo de amor e fé, na esperança.

Dia 5 de agosto: Pe. Alderi, pároco do Mucuripe - Maria, modelo dos que buscam a graça com perseverança.

Dia 6 de agosto: Pe. Benício, reitor do Seminário Propedêutico -
Maria, no seu Imaculado Coração de deus fez a sua morada.

Dia 7 de agosto - Programação da Festa:
12h - Celebração Eucarística; 16h - Adoração ao Santíssimo; 17h - Bênção do Santíssimo; 17h30min – Procissão; 18h30min, Missa de encerramento com a presidência do Pe. Guedes, pároco, e do Pe. Brendan Mac Donald. A pregação será sobre o tema Maria, modelo da mulher que escuta e guarda a Palavra no seu coração.

Informações pelo telefone (85) 3290 2107, na Secretaria da Paróquia.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Se Liga!!!!!!!

o Acólito é instituido para o serviço do altar e para auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, e, se necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, do qual é minstro extraordinário.
no ministério do altar, o acólito possui partes próprias (cf. n. 187-193) que ele mesmo deve exercer.

Parágrafo 98 da Instrução Geral do Missal Romano, Ministérios particulares.

Grupo de Acólitos São Domingos Sávio, agora na internet!

Pois é, acompanhando a modernidade, também o grupo de acólitos São Domingos Sávio da Capela são José, está na internet.
O blog visa a formação e a construção de novos acólitos, bem como o aperfeiçoamento dos já investidos acólitos que atuam em nossa comunidades.

Esparamos, pois, que esta iniciativa seja mais um passo na formação de bons acólitos para servirem ao altar do Senhor.